segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

BIFE À CHEFE SILVA

Este Sábado, depois de um passeio a pé pela baixa do Porto e de umas bifanas na "Conga" à hora de almoço decidimos vir para casa e cozinhar algo novo para o jantar.

Primeiro fiz uma sobremesa, que não correu totalmente bem e que por isso só vos mostrarei quando ficar impecável. Depois, e como à Isabel apetecia um bife, procurámos nos meus livros uma receita nova. Encontrei esta num livro só com receitas do grandioso "Chefe Silva".




Ingredientes
• 1 bife do lombo ou da vazia com cerca 160g
• ½ colher de sopa de banha
• 1 colher sopa mal cheia de manteiga
• Sal e pimenta q.b.
• 3 camarões médios
• 100 g de presunto
• 1 colher de chá rasa de mostarda
• 0.5 dl de vinho do Porto
• 1 dl de natas

Preparação

Espalme o bife e tempere-o de sal e pimenta. Misture a mostarda com as natas e o vinho do Porto. Descasque os camarões em cru. Pique o presunto em pedacinhos pequeninos. Deite a banha numa frigideira, leve ao lume a aquecer e aloure o bife dos dois lados. Quando estiver alourado, retire-o para o lado. Rejeite a banha e deite a manteiga e os camarões. Deixe fritar e junte-lhe a mistura de natas. Deixe apurar, calcando o bife para largar um pouco de suco, deixando-o bem ou mal passado, conforme desejar. Junte-lhe o presunto, mexa, deixe apenas fervilhar e sirva.

Quando me preparava para começar a receita apercebi-me que não tinha presunto cá em casa, falha pela qual me tenho fustigado desde então, mas não ia ser por isso que deixaria de cozinhar. Substituí o presunto por bacon e resultou muito bem. Para acompanhar servi um arroz de passas e pinhões.
Bom apetite!

1 comentário: