quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FOLAR DE MIRANDELA

Para primeira amostra e para perceberem do que eu gosto começo logo com um Folar de Mirandela. Assim ficam já a imaginar o que vos pode esperar no futuro.Esta receita foi obtida num passeio que fiz a Mirandela para visitar uns parentes da minha sogra. Lá em casa eles estavam sempre a falar dos folares que antigamente os parentes mandavam ou traziam e eu fui ficando com alguma curiosidade. Quando lá fomos, não fui de modas e pedi à Imperatriz, a prima da minha sogra, que fizesse um folar ali mesmo para eu aprender. Calha sempre bem e costuma ser um sucesso.

Ingredientes
• 6 ovos
• 1 kg de farinha de trigo s/ fermento
• 30 g de fermento de padeiro
• 4 colheres de sopa de margarina
• 1 chávena almoçadeira de leite
• 1 chávena almoçadeira de azeite
• carnes a gosto (eu uso salpicão, bacon e chouriço de colorau)

Preparação
Desfaz-se o fermento num bocadinho de água morna.
Junta-se numa taça o fermento, os ovos, uma pitada de sal, a margarina, o azeite e o leite. Bate-se muito bem com a varinha mágica ou batedeira.
Junta-se a farinha aos poucos até a massa ficar fofa e deixa-se a levedar pelo menos uma hora. Junte as carnes a seu gosto. Unte a forma com margarina e leve ao forno a 200º.

5 comentários:

  1. Sem dúvida alguma o melhor folar que se pode encontrar por aí!! Eu sou super fã este petisco dos deuses para quem gosta de salgados...

    ResponderEliminar
  2. O meu marido fez o folar e adorámos. Ficou excelente. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. gostava de ter acesso de email para encomendar um folar de carne. OBRIGADO mario@mariopinto.org

    ResponderEliminar