quinta-feira, 17 de março de 2011

PEITOS DE FRANGO NA CATAPLANA

Esta semana apeteceu-me comer frango. Calhou ser no dia em que os meus sogros, João e Maria de Lourdes, fizeram 42 anos de casados, uma vida inteira!! Assim, cumprindo o meu papel de genro exemplar convidei-os para vir jantar cá a casa. Vai daí, fui procurar uma receita que ainda não tivesse experimentado. E encontrei uma que andava há muito tempo a pensar fazer. Faltava uma coisa... a cataplana. Fiz num tacho e não o abri durante o tempo da receita. Enquanto a Isabel não me oferecer uma cataplana vou ter de fazer sempre assim... mas não é igual! Ingredientes
4 peitos de frango
2 cebolas médias
2 tomates maduros
4 fatias de presunto finas
05 dl de vinho branco
1/2 cálice de aguardente velha
1/2 cálice de vinho do Porto seco
100 g de cogumelos frescos cortados ao meio
pimenta branca moída na altura q.b.
flor de sal q.b.
1/2 colher de café de oregãos
manteiga q.b.
azeite q.b.

Preparação
Unte a cataplana com manteiga, de maneira que fique com uma pequena camada em toda ela.
Descasque as cebolas, pele os tomates e corte tudo às rodelas finas que se põem no fundo da cataplana, primeiro a cebola e, depois, o tomate.
Entretanto, leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e, quando bem quente, coram-se nela os peitos de frango temperados de sal, pimenta e sumo de limão.
Ponha os peitos de frango na cataplana e sobre eles, as fatias de presunto, o vinho do Porto e o branco, bem como os cogumelos, a aguardente velha e os oregãos.
Feche a cataplana e leve a cozer em lume brando, durante 25 minutos.
Sirva acompanhado com batatas fritas e legumes cozidos. Como podem comprovar pelas fotos o acompanhamento não foi nem batatas nem legumes, foi um belo Arroz de Grão de Bico.

Bom apetite!

1 comentário: