quinta-feira, 3 de março de 2011

GAMBAS NO FORNO

A origem desta receita é a minha origem. Os meus pais aprenderam a cozinhar as gambas desta forma em Moçambique, a minha terra natal. Quando viemos "retornados" para Portugal, os meus tios, até aí algo renitentes a comerem marisco, rapidamente se renderam ao tempero com toque africano trazido pela minha mãe! Experimentem e também se vão render...

Ingredientes
• gambas
• alhos
• vinho branco
• whisky
• azeite
• mostarda
• piri-piri
• sal
• margarina ou manteiga
• limão

Preparação
Disponham as gambas num tabuleiro para levar ao forno.
Temperem os “bichos” com os alhos picados e os restantes ingredientes. Por cima espalhem umas nozes de margarina. Tenham especial cuidado com o sal para não ficar muito salgado.
Levem ao forno, pré-aquecido, durante +/- 15 minutos. Quando estiverem prontos espremam o sumo de ½ limão por cima dos “bichos”.
Eu gosto sempre que fique com muito molho para depois poder dar uso ao pão que tenho na mesa. Normalmente abuso no picante. E qualquer coisa fresca, excepto água, para acompanhar é fundamental!
Bom apetite!

5 comentários:

  1. Mais uma para eu testar e vai ser este fds :)
    Depois comento as reacções!

    Cristina Jardim

    ResponderEliminar
  2. T.A.R. - Testado, Aprovado e Recomendado!!!
    Foi a entrada do almoço de hoje e fez sucesso!

    C.J.

    ResponderEliminar
  3. Eu faço algo parecido, mas com uma tesoura corto as cascas pelas costas começo entre as cabeças para o rabo sem as abrir muito para o tempero entrar melhor e não ponho alho só manteiga, sal, e piripiri e rego com limão no fim. Esta também veio de Moçambique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bom dia, pode dizer-me como é a sua receita, pois ando à procura de uma extremamente parecida com esta e não encobtro e os camarões eram cortados um a um e recheados. Obrigada

      Eliminar