segunda-feira, 2 de maio de 2011

CACHITOS

A semana passada, numa das minhas pesquisas de receitas encontrei uma receita que me chamou especial atenção. Era a receita de uns pãezinhos que volta e meia comia quando estava em Aveiro. Cá no Porto nunca vi daquilo e o ano passado, num passeio que fui dar, ao passar por Aveiro parei para lanchar na mesma confeitaria que parava para comprar pão e comer cachitos.
Este Domingo, dia da Mãe, como fui almoçar com os meus sogros, convidei a minha mãe e as minhas tias para um lanchezito ao final da tarde e experimentei os cachitos.

Ingredientes
• 350g de farinha
• 1 ovo
• 120g de leite
• 50g de manteiga
• 25g de fermento de padeiro
• 1 colher de chá de sal
• 2 colheres de sopa de açúcar
• 200g de fiambre
• 200g de queijo
• 1 gema de ovo e um fio de leite para pincelar


Preparação
Amassar todos os ingredientes excepto a gema de ovo e o fio de leite que são para pincelar.
A massa está boa quando deixa de se colar nas mãos. Deixar a massa levedar num local quente e tapada.
Esticar a massa numa bancada polvilhada com farinha e cortar triângulos, que depois são cobertos com o queijo e fiambre picados, dobrando-se as beiras para cima destes para que não escapem para fora quando o queijo derreter.
Começar a enrolar pela parte mais larga até à ponta do triângulo.
Levar ao forno a 180ºC, por cima de uma folha de papel vegetal ou tapete de silicone, bem pincelados com a gema batida com o leite, durante 12 minutos ou até estarem bem douradinhos.Quando estava a acabar de rechear os pães verifiquei que me faltava recheio para mais 4 pãezinhos. Peguei numa tablete de chocolate negro e coloquei 2 quadrados em cada pão. As minhas visitas gostaram ainda mais desta opção! E gostaram tanto que já não consegui fotografar um inteiro! Só consegui fotografar este bocado!


É uma óptima receita para um lanche e podem-se fazer imensas variações no recheio.


Bom Apetite!

1 comentário: