segunda-feira, 5 de março de 2012

ESPARGUETE COM ATUM E NATAS

Hoje a Isabel avisou-me, logo pela manhã, que queria jantar massa e atum. Quando, ao início da tarde, ela me contou que tinha almoçado massa eu pensei que já tinha mudado de ideias quanto ao jantar… nada disso… continuava a querer o mesmo. Assim, ao final da tarde depois de sair do trabalho, e enquanto esperava que o Jumbo viesse trazer as compras cá a casa decidi fazer esta experiência. E não é que correu bem?! Mas também usando atum, massa, tomate e natas o que é que pode correr mal?!? Bem, na verdade estava com um pouco de receio de misturar isto tudo mas não tinha razão nenhuma no meu receio!!! “Tava mesmo bom!”
Ingredientes
• 4 tomates maduros
• 1 cebola média
• 2 dentes de alho
• 250 g de esparguete
• 4 latas de atum
• 2 dl natas
• azeite, sal e pimenta q.b.

Preparação
Lave e escalde os tomates, retire-lhes a pele e as pevides e corte-os em cubos ou se quiser ser mais práctico faça como eu fiz e abra uma lata de tomate pelado e corte só os tomates em pedaços. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.
Coza a esparguete em água abundante. Tempere com sal. Quando estiver cozida, escorra-a e regue com um fio de azeite.
Num tacho, aqueça o azeite e refogue a cebola até começar a ficar transparente. Junte os dentes de alho, deixe refogar mais um pouco e adicione o tomate. Escorra o atum, junte-o ao tacho, mexa e, quando começar a ferver acrescente as natas. Tempere de sal e pimenta. Mexa e deixe ferver novamente.
Sirva a esparguete com o atum por cima.
Desta vez, ainda acrescentei ao atum um pouco de salsa picada mas na receita original falavam em manjericão. Acredito que lhe desse um toque muito original.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Já experimentei esta receita apenas com uma alteração, não levava tomate.
    A verdade é que correu mal e ficou esquisito, parece que não sei trabalhar com as natas! Não sei quanto tempo é suposto ficarem as natas ao lume, ou se meti natas a menos, azeite a mais, não sei mesmo...

    ResponderEliminar