quinta-feira, 5 de abril de 2012

VIEIRAS GRATINADAS

Na passada 6º feira a Isabel mostrou vontade de comer marisco. Por hábito existe sempre uma caixita com umas gambas no congelador não vá dar-nos os apetites! Logo pela manhã tirei umas quantas do congelador para cozinhar à noite mas fiquei logo a pensar que era uma excelente oportunidade para cozinhar algo que nunca tinha experimentado e que à custa de tanto ver os programas do Gordon Ramsay andava mortinho por experimentar!! Cozinhar VIEIRAS! Assim, tirei do congelador umas vieiras congeladas que tinha comprado há umas semanas atrás e só ficava a faltar a maneira de as cozinhar. Foi fácil! Liguei ao meu compadre galego Guillermo e pedi-lhe para ele me ensinar a receita que comemos no baptizado do Sandro.VIEIRAS GRATINADAS


Ingredientes
• 4 vieiras
• 1 cebola média
• 50 g de bacon ou presunto em cubos
• 1 dente de alho
• sal, pimenta e vinho branco q.b.
• pão ralado para polvilhar
Preparação
As vieiras que eu comprei vinham nas conchas mas estavam perfeitamente limpas. Caso contrário é necessário lavá-las e limpá-las cuidadosamente.
Leve a cebola e o alho finamente picados a um tacho com um pequeno fio de azeite. Junte o bacon aos cubinhos e deixe apenas que a cebola fique transparente. Não abuse do azeite caso contrário vai ficar um pouco gorduroso demais.
Coloque as vieiras nas conchas e por cima verta a cebola. Tempere com sal e pimenta. Verta apenas uns pingos vinho branco por cima de cada vieira e, por fim, polvilhe com pão ralado.
Leve a forno pré-aquecido a 180ª durante 10 a 15 minutos.
Acompanhe com um belo vinho branco bem geladinho.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário