segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

FRANGO FRITO COM AMÊIJOAS

Estou de volta às publicações! 30000 visualizações no meu blogue merecem uma celebração especial. E para celebrar em condições nada melhor do que fazer uma receita especial e dá-la a comer a amigos especiais. Para entrada ainda houve direito a umas Vieiras Gratinadas. Já para sobremesa escolhi o Pudim Branco com Molho de Frutos Vermelhos.
Este Frango Frito com Amêijoas foi das primeiras receitas que cozinhei por minha conta e risco. Tinha para aí 15 ou 16 anos quando vi a receita num daqueles programas da manhã na TV. Foi o chefe Hernâni Ermida que a apresentou. Quanto aos amigos… são uns dos mais “escolhidos” para sofrerem com as minhas experiências… foram o TóZé e a Eduarda!

Ingredientes
• 4 peitos de frango
• 1 kg de amêijoas
• 2 cebolas grandes
• 1 folha de louro
• I colher de chá de colorau
• Vinagre q.b.
• sal, pimenta, limão, alhos, molho inglês e azeite q.b.

Preparação
Partam os peitos de frango em pedaços e temperem-nos de um dia para o outro com sal, alhos, umas gotas de molho inglês, pimenta e bastante limão.
Lavem bem as amêijoas e reservem. Cortem as duas cebolas às rodelas, adicionem 2 dentes alho laminados, a folha de louro e num tacho com azeite preparem uma generosa cebolada. Temperem com sal, pimenta e colorau. Não se esqueçam de um bom golpe de vinagre para a cebolada ficar no ponto.
Fritem muito bem o frango e vão colocando os pedaços num tacho grande suficiente para caber tudo. Por cima do frango coloquem as amêijoas e por fim cubram tudo com a cebolada. Rectifiquem temperos se necessário e levem a lume forte até as amêijoas abrirem. Sirvam com uns palitos de batata frita.
Esta receita é originalmente feita numa cataplana! Como a Isabel ainda não me ofereceu uma tenho de improvisar e usar um tacho para a executar. Eu usei só peitos de frango mas podem comprar um frango aos pedaços e fritá-lo assim.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Que belissimo aspeto. E eu, já com fome.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! Obrigado pelo comentário!
      Tem óptimo aspecto e sabe ainda melhor!
      Bj
      Marco

      Eliminar
  2. Anotei a sua receita e farei em breve! Da um passadinha la no meu blog!
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário Caio.
      Depois diga se gostou!
      Vou também visitar o seu blog.
      Abraço!
      Marco

      Eliminar